quarta-feira, 24 de novembro de 2010


“A moda sai de moda, o estilo jamais.”

0


Boa tarde *-*’  hoje vou falar sobre Coco Chanel, a fundadora da Chanel.

Nascida no interior da França, na cidade de Saumur em 19 de agosto de 1883, Gabrielle Bonheur Chanel ficou órfã de mãe aos seis anos de idade. Seu pai, Albert Chanel, a mandou para um pensionato da cidade francesa de Auvergne, onde permaneceu até sua adolescência. Porém, a vida simples da cidade interiorana não condizia com a ânsia de Coco Chanel. Trabalhou como balconista e até em um cabaré, onde cantava a música ”Qui qu´a vu Coco dans le trocadero?” (de onde originou seu apelido Coco). Mas o intuito de vencer na vida era mais forte e, para isso, decidiu sair à caça de amantes, de preferência homens ricos, que pudessem lhe ajudar. Esse foi o primeiro grande confronto de Coco Chanel com a sociedade machista do início do século XX. O envolvimento com o milionário oficial de cavalaria Etienne Balsan levou-a a Paris, aos 16 anos, e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel (que muitos dizem ter sido o grande amor da estilista e morreu jovem em um acidente automobilístico em 1924), montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1910. No começo, vendia chapéus para mulheres. O estilo simples, sem grandes adornos de flores, encantou as parisienses que freqüentavam o jóquei clube da cidade. Quem era aquela mulher que ousava nos trajes simplistas, com misturas entre vestimentas femininas e masculinas? A partir desse momento, Chanel decidiu dedicar-se à costura. 

-Coco Chanel costumava dizer que no mundo da moda havia um excesso de homens que não sabiam como proporcionar o conforto às mulheres. Foi por isso que o estilo criado por ela revolucionou o século XX: ao libertar a mulher das faixas e corpetes apertados em saias com muitos babados, permitiu que a mulher se sentisse livre e poderosa vestida de maneira simples e prática. “Não há mulheres feias, há mulheres mal cuidadas”, costuma dizer. Com essa filosofia, queria atingir o maior número de mulheres que pudesse, com roupas de cortes retos e
 elegantes. Não se importava em ser copiada por outros estilistas; o que mais a alegrava era ver mulheres vestindo suas inovações.Com classe nos pescoços das mulheres e seu corte de cabelo tornou-se simétrico, reto, mostrando a nuca - o eterno corte CHANEL.
Além do corte Chanel, Coco também inovou com os vestidos pretos, deixando eles para ocasiões mais sociais além de velórios. Dando uma cara mais alegre ao básico. O poder de Coco Chanel em ditar a moda era tão grande que a mania pelo bronzeado no verão surgiu quando, após uma viagem ao Mediterrâneo, a estilista voltou com o tom de pele acobreado. Todas as mulheres queriam copiá-la.
Coco Chanel morreu no ano de 1971 aos 87 anos em um quarto do hotel Hitz de Paris. Morreu no dia que menos gostava, no domingo, pois era o dia que não havia trabalho.
Durante toda a sua vida nunca se casou, e dizem que teve apenas um verdadeiro amor, o inglês Arthur Capel.
Um de seus maiores sucessos é o perfume Nº5,  que foi feito após 4 tentativas, ela exigia um perfume que deixava a mulher com cheiro de mulher. Outra história conta que a estilista escolheu o número pois entre 10 amostras preparadas pelo perfumista a que mais lhe agradou foi a 5.  
Coco Chanel realmente revolucionou a moda com a sua simplicidade. E aqui estão algumas de suas frases:
-" A moda sai de moda, o estilo jamais"
-" Para ser insubistituível na vida, você precisa ser diferente."
-" Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame." 
 

Para saber um pouco mais sobre a marca, e tambem um ótimo filme, eu assisti e amei é : Coco Antes da Chanel.  

beijos e até as 4.

0 saltos:

Postar um comentário